Marketing Digital

Marketing Digital: como conquistar clientes na advocacia?

A propaganda é a alma do negócio. Porém, é preciso saber como investir em publicidade a seu favor, sempre obtendo o máximo de rendimentos possível.

Até certo tempo, a publicidade era feita através de anúncios na rádio, distribuição de panfletos e outdoors. Embora tais estratégias ainda tragam resultados, já se sabe que o custo benefício não é mais viável.

Em contrapartida, surge o marketing digital como principal aliado daqueles que desejam expandir um negócio. Talvez você ainda não o conheça e/ou pratique, mas agora está prestes a conhecer uma ferramenta que revolucionará o seu negócio.

A seguir saiba como atrair mais clientes para o seu escritório de advocacia a um investimento relativamente baixo!

O que é marketing digital?

Estudos recentes apontam que o brasileiro passa, em média, 2 horas de seu dia conectado às redes sociais. Tal meio pode ser um excelente aliado quando se fala em propaganda e divulgação de um negócio.

O marketing digital consiste em um conjunto de estratégias e mecanismos utilizados dentro da Internet para promover uma marca e/ou serviço.

Sendo assim, ele não é utilizado apenas por lojas e/ou comércio, estando intimamente ligado à divulgação da prestação de serviços – como do seu escritório de advocacia.

De maneira prática, podemos exemplificar algumas maneiras de marketing digital:

  • Postar conteúdos em blogs e sites, para melhorar o posicionamento no Google;
  • Criação de anúncios em sites com conteúdos relacionados (via Google Adsense);
  • Interações nas redes sociais, através de pequenos textos, imagens, stories (no Instagram);

E muito mais.

Embora tal trabalho pareça difícil e complicado, neste artigo nós lhe explicaremos como aplicá-lo de maneira eficiente em seu escritório de advocacia.

Advogados: por que investir no Marketing Digital?

Ao buscar uma agência publicitária, muitos advogados questionam do porque investir na internet, afinal, o serviço prestado em um escritório de advocacia quase sempre funciona aos moldes tradicionais.

Hoje, se sabe que todas as faixas etárias estão concentradas na internet, e muito além: antes de buscarem um advogado, sem dúvidas irão realizar uma pesquisa no Google.

Quando se garante um bom posicionamento e se tem um conteúdo de qualidade digitalmente, automaticamente inspira-se confiança e respeito.

Com isso, listamos bons motivos para você, advogado, aderir ao marketing digital imediatamente:

1) Ampliar a sua clientela

Ao divulgar seu negócio localmente, é possível ampliar o número de clientes, e assim, expandir seu escritório.

2) Ser uma referência no ramo

Muitos advogados já se tornaram referência em suas áreas simplesmente através do Instagram e Facebook. Quando conteúdos relevantes e úteis são postados, os seguidores tendem a admiração e respeito pelo profissional, buscando-o quando precisarem de tais serviços.

3) Atendimento personalizado

Em seus endereços virtuais, você pode esclarecer dúvidas pontuais do cliente, e ao final, direcioná-lo para o agendamento de uma consulta. Quando o atendimento prestado for satisfatório, não há dúvidas de que um novo cliente está sendo conquistado.

4) Baixo custo

Embora em um primeiro momento a tarefa se pareça trabalhosa e custosa, não há dúvidas de que o marketing digital tem um custo muito menor quando comparado a outros meios de divulgação e de publicidade.

Afinal, como realizar o marketing digital?

Agora que você já sabe o que é o marketing digital e reconhece a importância de aplicá-lo ao seu escritório de advocacia, iremos lhe dar algumas dicas de como se inserir neste universo!

1) Divulgue conteúdos de qualidade

Mais que postar com frequência, é preciso oferecer um conteúdo relevante e útil para seus seguidores (e potenciais clientes). Além disso, a linguagem deve ser adaptada para pessoas leigas.

Os textos podem ser escritos por você mesmo, ou terceirizados (seja em sites de freelancers, como por agências de marketing digital).

Para criar as pautas, pensem em demandas frequentes de seu escritório, e dúvidas comuns. Por exemplo: como um inventário em cartório passo a passo? como realizar um divórcio? Ou se você for um contador, como fazer uma holding familiar?   Se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia desta modalidade, visite o site de um escritório de advocacia que utiliza essa estratégia, de acordo com o advogado os conteúdos são produzidos considerando as dúvidas mais recorrentes.  

2) Realize postagens com frequência

Um escritório de advocacia presente nas redes sociais deve realizar postagens rotineiramente. Em geral:

  • Para Facebook, recomendam-se 3 posts semanais;
  • Para Instagram, o número de posts é variável, mas indica-se a criação de stories diariamente;
  • Em seu blog, os posts podem ser semanais.

Além disso, deve-se estar atento às interações e engajamento, sempre respondendo as dúvidas com a maior agilidade possível. 

3) Esteja presente em todas as redes sociais

O primeiro passo esta forma de marketing digital, sem dúvidas, é criar uma conta nas redes sociais e estar sempre ativo. Atualmente, os advogados tendem a trabalhar mais com Instagram e Facebook.

Porém, ter um site e um blog é algo muito importante, pois serão tais meios que garantirão seu posicionamento estratégico nas buscas do Google.

4) Dê uma cara profissional ao seu perfil

Muito além de criar uma conta, é preciso que esta seja confiável e tenha uma cara profissional. Para isso:

  • Deixe como perfil uma logo desenvolvida para tal fim;
  • Se for postar fotos dos profissionais, estas devem ser tiradas com qualidade;
  • Retire todas e quaisquer informações pessoais do perfil. 

Sempre que possível, conte com o auxílio de um designer, que é profissional habilitado para criar e aperfeiçoar a imagem do seu negócio.

5) Preste atendimento de qualidade

Frequentemente serão enviadas dúvidas nos chats das redes sociais. Dê o máximo de importância ao problema de seu cliente, e responda-o de maneira direta e profissional.

Quando necessário, direcione-o para um atendimento físico, orientando sobre a importância de buscar um advogado, e muito mais.

Para mais informações sobre o assunto, busque uma agência especialista em marketing digital ou um profissional capacitado em lhe dar orientações e prestar esclarecimentos!