A profissão de detetive particular é tão rica e diversa que muitos autores exploraram essa atuação em suas obras, fazendo com que a profissão, mesmo na vida real, seja sempre relacionada às obras ficcionais.

Investigação

O detetive na ficção e na realidade tem diversos paralelos que realmente existem como a perseverança, pensamento lógico e coragem. No entanto, alguns personagens são dotados de poderes extra-humanos, o que gera uma ideia quase mitológica sobre a profissão.


Qual a função do detetive?


Inicialmente, é preciso entender qual a função do detetive no mundo real. Esse profissional é focado em desvendar suspeitas nem sempre misteriosas como nas narrativas cinematográficas.

Ao contratar um detetive particular o cliente assina um contrato com os termos da investigação que pode ser de diferentes naturezas, como:

  • Investigação conjugal;
  • Investigação empresarial;
  • Investigação familiar;
  • Contraespionagem;
  • Monitoramento.

O detetive busca esclarecer as suspeitas do cliente em relação a esses casos, coletando provas como em fotos, vídeos e áudios. Por fim, um relatório com a descrição completa do caso e reunindo as provas coletadas é apresentado ao contratante encerrando o caso.

Quais os detetives mais famosos do cinema?


O cinema e a literatura estão cheios de detetives que marcaram época e entraram no imaginário popular. A seguir conheça os mais famosos deles! 

Sherlock Holmes e Watson


Provavelmente o detetive mais citado mundialmente é Sherlock Holmes e seu ajudante Dr. Watson. A obra de Arthur Conan Doyle tem diversas adaptações no cinema, séries televisivas, teatro e na literatura.

Sherlock se destaca por solucionar casos complexos e praticamente impossíveis, mas sempre usando o raciocínio lógico e uma aguçada sensibilidade para identificar detalhes que passam despercebidos por mentes menos atentas.

Tintim


Outro detetive clássico, mas esse com foco infantil é Tintim que protagoniza “As Aventuras de Tintim”, quadrinho clássico do artista belga Hergé.

Com ajuda do Capitão Haddock e do cachorro Milu, Tintim aceita missões em todo o mundo, desvendando casos complexos principalmente para interromper tentativas criminosas.

Jessica Jones


Entre as mulheres da lista está a personagem do universo Marvel Jessica Jones que, mesmo com poderes supra-humanos, tem como profissão regular uma agência de detetive aceitando casos dos mais cotidianos, como traições, até investigações hilariantes envolvendo outros super-heróis, como o Capitão América.

Além dos quadrinhos que tornaram a personagem famosa, ela também protagoniza uma série de TV.

Fox Mulder e Dana Scully


Impossível falar em detetive particular sem mencionar o clássico Arquivo X que tornou seus protagonistas detetives icônicos. A dupla Fox Mulder e Dana Scully é responsável por investigações de casos paranormais envolvendo alienígenas, demônios, meta-humanos e outros seres extraordinários.

Os personagens ficaram famosos principalmente pela série que teve mais de 10 temporadas, mas também por filmes e livros.

Hercule Poirot


A escritora Agatha Christie nos presentou com diversos personagens memoráveis e a presença do detetive particular era recorrente em sua obra, como a senhora Jane Marple que desvenda crimes entre xícaras de chá.

No entanto, o investigador mais conhecido da autora é Hercule Poirot, inspirado nos refugiados belgas após a I Guerra Mundial ele investiga casos de diferentes tipos, mas sempre mirabolantes e de difícil resolução. Ele está presente em obras como Assassinato no Expresso do Oriente, Morte no Nilo e Tragédia em Três Atos. Além dos livros houve adaptações para o cinema e TV.

Cormoran Strike


Um personagem mais contemporâneo, mas igualmente instigante é Cormoran Strike da autora J. K. Rowling que já ganhou adaptação na TV. Ainda que esteja sempre envolvido em casos criminais, o detetive precisa conciliá-los com investigações rotineiras para pagar as contas, como de traição, empresarial e outras, o que o aproxima do dia a dia dos detetives da vida real.

Portanto, para quem tem interesse na profissão de detetive particular, seja na real ou ficção, diferentes obras da literatura e cinema podem servir de inspiração.
Postagem Anterior Próxima Postagem