investigação empresarial

Saiba como funciona uma investigação empresarial

A investigação empresarial vem da necessidade de reconhecer as causas de problemas e irregularidades no ambiente de trabalho. Geralmente, a desconfiança fica atrelada a algum funcionário que pode ou não ter prejudicado a empresa e seus funcionários.

Cabe então a investigação empresarial analisar e investigar o suspeito. A investigação revela os possíveis suspeitos e a empresa pode usar os dados obtidos em uma futura ação judicial, se achar conveniente.

Quando solicitar este tipo de investigação?

Podemos definir que a investigação empresarial é um conjunto de práticas aplicadas para descobrir o que pode ter ocorrido de errado no desenvolvimento de uma empresa. Essa prática tem como função investigar possíveis irregularidades, tais como:

  • Fraudes e extorsões;
  • Repasse de informações internas;
  • Desvio de dinheiro e/ou materiais;
  • Atividades ilegais dentro da empresa;
  • Má índole dos funcionários;
  • Roubo de informações;
  • Espionagem feita por concorrentes.

Portanto, a investigação empresarial pode ser solicitada assim que o empresário suspeitar de uma ou mais das irregularidades citadas acima.

Como a investigação empresarial acontece?

Para realizar a investigação empresarial é necessário que o detetive tenha os recursos tecnológicos necessários à disposição. Os equipamentos auxiliam o investigador a controlar o fluxo de dados que são compartilhados pelos funcionários da empresa e realizar o monitoramento da comunicação interna. Essa avaliação permite que o detetive encontre o comportamento que represente má conduta do funcionário.

Para não ter nenhum contratempo durante a investigação empresarial o detetive particular necessita de acompanhamento de assessoria jurídica, tanto para a segurança do contratante quanto para garantir que as informações e provas reunidas estão dentro da legalidade, impedindo problemas judiciais.

Tipos de investigação empresarial

A investigação empresarial pode ser feita de duas maneiras: monitoria e infiltração. Nos casos de monitoria, a comunicação interna da empresa ou negócio começa a ser monitorada com o intuito de reunir o máximo de informações possíveis sobre os funcionários.

A infiltração, por sua vez, é contratada quando há a necessidade de fazer o reconhecimento de pessoas e de processos dentro da empresa. Assim como acontece na monitoria, o detetive realizará a documentação das informações obtidas e, na maioria das vezes, diariamente.

Quais as vantagens para a empresa?

A investigação empresarial agrega na credibilidade da empresa ao mesmo tempo em que ajuda a garantir a integridade e a preservar seus patrimônios, auxiliando na checagem de informações e transações. Ao contratar uma investigação empresarial é possível garantir a segurança da organização.

Como o detetive particular pode auxiliar neste processo?

O detetive particular ficará a cargo de toda a investigação, permitindo que contratante se concentre em outros compromissos rotineiros. A contratação do detetive particular para uma investigação empresarial também garante o sigilo e o anonimato do contratante.

Contratar um detetive para uma investigação empresarial é de grande importância. Por esse motivo, é fundamental que o empresário interessado neste tipo de investigação priorize o investigador que ofereça experiência na área. Além disso, também vale a pena conferir a reputação do profissional com outros clientes para saber como é a conduta do detetive particular durante uma investigação para empresas.