detetive

5 situações em que um detetive pode te ajudar

Qualquer cidadão pode contratar um detetive particular, já que este profissional é capaz de investigar e encontrar soluções para diversos cenários, como casos de espionagem dentro de uma empresa, saber se um funcionário tem bons precedentes para assumir um cargo, descobrir onde mora um devedor, saber se o filho está envolvido com drogas, se aquele comportamento esquisito de um parente ou parceiro significa algo ruim, por exemplo. São incontáveis as vantagens em fechar um serviço de investigação.

Com um campo amplo de atuação, o detetive particular pode ajudar seu cliente tanto no meio corporativo como no pessoal, elucidando quaisquer suspeitas que possam ser um transtorno para o contratante.

Quando um detetive particular pode ajudar?

Normalmente, as pessoas não fazem ideia de quantas formas podem ser beneficiadas por um serviço de investigação, que são inúmeras. Dentre elas, um detetive particular pode ser contratado nas seguintes ocasiões:

1 – Investigação familiar: nesse tipo de investigação, consegue-se saber mais detalhes sobre aquele parente com comportamento suspeito ou se o filho está consumindo drogas e, assim, entrar com uma intervenção antes que seja tarde demais;

2 – Localização de pessoas desaparecidas: descobrir onde está alguém que sumiu por vontade própria, foi sequestrado ou está inadimplente, fugindo de suas dívidas;

3 – Investigação conjugal: seguir um cônjuge para saber se existe traição. Levantar as provas e entregar para o contratante;

4 – Investigação empresarial: descobrir se alguém está invadindo os computadores da empresa para roubar informações, levantar os antecedentes de um determinado funcionário para saber se algo o impede de ocupar um novo cargo, por exemplo;

5 – Monitoramento: rastrear um bem para garantir sua localização, caso seja roubado, ou para descobrir se uma pessoa desempenha adequadamente suas atribuições: babá, funcionário, por exemplo.

Recursos utilizados na investigação

O detetive particular trabalha dentro dos limites da lei para levantar as informações que precisa e pode utilizar de diferentes recursos tecnológicos para ter sucesso nas investigações, como o uso de rastreadores em veículos ou objetos para que seja possível monitorar o suspeito.

Semelhante a filmes de espionagem, o detetive particular pode utilizar óculos, canetas, chaves como gravadores ou localizadores, por exemplo. Dessa forma, ele consegue filmar mesmo se estiver em uma perseguição num ambiente com água, por exemplo.

Para exercer esse papel com triunfo, esse profissional deve fazer alguns cursos específicos, preparando-se para aplicar lógica de raciocínio, análise de comportamento, estratégias de espionagem e perseguição, de modo que seu investigado nem desconfie que está sendo gravado ou seguido.

Por que contratar um detetive particular?

O trabalho de investigação inclui levantar informações particulares e confidenciais sobre pessoas ou empresas, por isso exige muita cautela e quando se está tentando coletar esses dados.

O cidadão comum não tem aparato técnico ou emocional para conseguir todas as informações necessárias para elucidar um caso, pois, além de estar envolvido na história, não dispõe do tempo necessário para seguir pistas ou pessoas.

Em contrapartida, o detetive particular foi treinado para sair das situações mais inusitadas e sabe como usar a tecnologia a seu favor para atingir seus objetivos. Esse profissional tem treinamento e intuição para seguir os passos certos e concluir mais rápido a investigação.