polícia civil


Tem interesse em seguir carreira como Policial Civil e não sabe por onde começar? Então temos o passo a passo ideal para você saber todos os detalhes: quais são os requisitos, os principais cargos, e detalhes sobre cada um deles, como qual curso superior você precisa ter para exercer cada função, como por exemplo, bacharel em direito.

Antes de entrar em detalhes sobre como ser Policial Civil, vamos falar sobre um dos pontos mais importantes: 


O que faz a Polícia Civil? 


Esse órgão público é vinculado ao governo estadual e, portanto, sua atuação compete apenas crimes e outras questões relacionadas ao estado em que ocorreram. O trabalho do Policial Civil é assegurar que a população está segura, prevenindo, repreendendo e investigando crimes em busca de provas. Algumas das funções que fazem parte da atuação da Polícia Civil são:

  •     Emitir cédulas de identidade
  •     Atuar em ocorrências
  •     Registrar boletins de ocorrência
  •     Busca de indícios que ajudem a solucionar um crime


Principais cargos


Antes de pensar em como ser Policial Civil, faça uma pesquisa mais profunda sobre os cargos existentes para analisar as possibilidades e identificar qual área de atuação seria mais adequada para você – ou qual te chama mais atenção. 

A corporação é estruturada de maneira bem definida e cada profissional tem suas obrigações e funções bem definidas para que ajude o fluxo de trabalho de todos. Os principais cargos são:

Delegado: é o responsável pela delegacia da sua região de atuação e também por planejar, coordenar e supervisionar operações, ocorrências e investigações. Além de presidir inquéritos, o delegado também elabora de relatórios, conduz depoimentos, e também é responsável por funções administrativas e atendimento ao público que entra em contato com a delegacia.

Escrivão: é quem cuida do trabalho burocrático da delegacia. Esse cargo fica logo abaixo do delegado e, portanto, traz com ele muitas responsabilidades, como: acompanhar todo o inquérito policial de processos judiciais, da coleta de dados até o encerramento do caso; análise de inquéritos, realização de indiciamentos, anotações em livros oficiais, prisões em flagrante e recolhimento de fianças.

Investigador: é o responsável por realizar investigações e operações policiais com o objetivo de encontrar indícios de autoria (responsável pelo crime) através de informações levantadas sobre as vítimas, possíveis testemunhas e investigação de indícios. Além disso, o investigador também é responsável por dar cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão.

Perito Criminal: essa função traz tarefas mais mão na massa, como a análise da cena do crime para obtenção de provas técnicas, com identificação, registro, coleta, interpretação e armazenamento de qualquer vestígio que possa auxiliar na resolução dos casos conduzidos pela delegacia em que trabalha. O Perito Criminal ainda é responsável por exames laboratoriais, análise de armas do crime, identificação e redação de laudos periciais para estabelecer a dinâmica e autoria dos delitos e materializar as provas que serão utilizadas durante o processo penal.

Perito Médico Legista: é o responsável por todas as etapas da execução de perícias médico-legais (corpo de delito) em pessoas envolvidas em algum tipo de crime ou acusação, vivas ou mortas. Suas tarefas incluem supervisionar, planejar, coordenar, controlar, orientar e também executar essas perícias para obter resultados concretos. O Médico Legista exerce uma função que caminha beirando a Medicina e o Direito, elaborando laudos que necessitam que exerça seus conhecimentos médicos e associe os resultados com uma visão legal e jurídica, detalhando os ferimentos, fornecendo características do criminoso, composição de inquéritos e ações penais com base nas análises.


Preciso ter curso superior para entrar na Polícia Civil?


Sim, uma das exigências para compor o corpo de atuação da Polícia Civil é ter um curso superior completo. Algumas posições exigem uma formação específica, como o caso do cargo de Delegado: para se candidatar, você deve ser bacharel em Direito. Não há necessidade de ter a certeira da OAB, apenas apresentar um diploma de curso de Direito reconhecido pelo MEC.

Já para os cargos de Investigador e Escrivão, não há necessidade de uma formação específica. Aqueles que desejam se candidatar, precisam ter apenas um diploma de qualquer área do conhecimento.

O Perito Criminal é uma posição que possui diversas funções e, portanto, pode ser ocupada por profissionais de diversas áreas de formação, de acordo com a demanda dor órgãos públicos. Fique sempre atento à descrição da vaga e suas exigências para garantir que se encaixa no perfil. Alguns cursos superiores exigidos são: 


  •     Ciências Biológicas
  •     Ciências Contábeis
  •     Ciências da Computação
  •     Enfermagem
  •     Engenharia
  •     Farmácia e Bioquímica
  •     Física, Fotografia
  •     Geologia
  •     Medicina
  •     Odontologia 
  •     Química

Para ser Médico Legista é obrigatório ter formação em Medicina e Inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM).


 Agora que sei de tudo isso, como me candidato?

 

Depois de conferir principais funções, cargos e diplomas exigidos, essa é a última etapa do passo a passo sobre como ser Policial Civil. A única forma de se candidatar a uma vaga disponibilizada pela Polícia Civil é prestando concurso público. Após ser aprovado, o candidato passa por um curso de formação específico para poder exercer a função. Algumas vagas, como conferimos no tópico anterior, tem especificações. Mas, de modo geral, os requisitos básicos são:


  • Ser brasileiro
  • Estar em dia com as obrigações militares (no caso de candidatos do sexo masculino)
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais
  • Estar com o CPF regularizado
  • Ter curso superior completo 
  • Ter idade mínima de 18 anos (alguns editais exigem idade mínima de 21 anos e para alguns cargos a idade máxima é de 45 anos)
  • Ter aptidão física e mental
  • Não possuir antecedentes criminais
  • Ter carteira de habilitação com categoria B, no mínimo
  • Ter conduta irrepreensível na vida pública e privada

Caso tenha interesse em ser policial civil, fique atento aos editais dos concursos. Eles são lançados por estado e contém todos os detalhes e especificações sobre como se inscrever e quais os próximos passos. Normalmente, as aprovações se dão através de uma prova escrita, uma prova de títulos (para cargos que exigem um diploma específico), testes físicos (que são realizados na academia de polícia e incluem flexões, abdominais e avaliação de resistência) e testes psicológicos.

Postagem Anterior Próxima Postagem