Existem muitos benefícios com a consultoria jurídica para empresas. Ao contratar um advogado especializado em Direito Empresarial, ele apresentará uma série de vantagens para o negócio desde a forma como ele se organiza até os resultados obtidos.

Consultoria jurídica

Isso é importante especialmente em um mercado como o brasileiro, que é implacável e altamente concorrido. Para se ter uma ideia, uma a cada duas empresas nacionais fecham as portas em menos de 4 anos de existência, o que indica que não há muito espaço para errar no nosso mercado.

Se você quer garantir que o seu negócio terá as melhores chances de sobrevivência, precisa conhecer os benefícios da consultoria jurídica para empresas. Siga a leitura para saber quais são!

5 benefícios da consultoria jurídica para empresas

1. Prevenção de problemas

Uma das principais vantagens de ter uma consultoria jurídica ao seu lado é prevenir problemas que possam causar danos ao seu negócio. Esses problemas se dividem em várias categorias desde problemas tributários e trabalhistas até discussões societárias.

Existem várias ações que podem ajudar a empresa na prevenção de problemas jurídicos de todos os tipos, mas a principal delas é a instalação de um compliance. Esse recurso significa desenvolver uma estrutura interna que seja colocada em prática para prevenir problemas jurídicos de todos os tipos.

Por exemplo, vamos supor que a sua empresa queira instalar um compliance trabalhista, de modo a garantir que não sofrerá com ações trabalhistas no futuro. Assim, essas ações estariam desde o modelo de contrato de trabalho da empresa até padrão de comportamento dos chefes, além de controle de horas extras e todas as outras regras trabalhistas. Isso deve ser implementado via cultura da empresa, mas também pelas suas regras internas e protocolos de trabalho, além da fiscalização para garantir que as regras são cumpridas.

Isso ajuda a empresa a ter menos problemas de todas as ordens, incluindo trabalhista, tributária, empresarial etc. Quanto menos problemas dessa natureza, menos gastos com honorários, acordos na Justiça e muito mais.

2. Planejamento sem erros

Dizem por aí que o papel aceita tudo. Isso quer dizer que um planejamento teórico, por exemplo, permite qualquer tipo de meta ou objetivo. Basicamente, dá para planejar qualquer coisa.

No entanto, os acontecimentos na prática são bem diferentes. Muitas vezes, nossos planejamentos contam com erros significativos, que poderiam ser evitados com um pouco de conhecimento técnico.

A consultoria jurídica ajuda a prevenir esse tipo de erro, de forma a gerar um planejamento com mais chances de acertos e trazer os resultados desejados.

3. Garante mais opções para agir

Quanto mais informações temos, mais opções existem para agir. Uma empresa pode ter dificuldades para crescer sem novos maquinários. No entanto, se não souber que existem linhas de crédito para isso, poderá não conseguir o dinheiro necessário para fazer investimentos.

A consultoria jurídica colabora com o empreendedor ao oferecer mais ferramentas para que ele possa agir como quiser. Afinal, sempre há um caminho jurídico para conseguir algum benefício ou organizar a empresa de uma forma mais vantajosa. 

Para isso, no entanto, é necessário ter o conhecimento técnico e a expertise de saber aquilo que funciona e o que não traz resultados nesse segmento. Esse tipo de acontecimento só se obtém com o apoio de quem faz uma boa consultoria jurídica.

4. Reduz custos

Uma das vantagens de ter uma consultoria jurídica para empresas é a redução de custos que isso acarreta. Afinal, existem vários gastos que são pagos pela empresa desnecessariamente.

A redução de processos e ações envolvendo o negócio, por exemplo, já traz uma boa redução de gastos. Além disso, existe a possibilidade de gastar menos ao montar um sistema de contratação mais vantajoso e de acordo com a lei.

Para completar, a consultoria jurídica ajuda a estruturar o negócio de maneira a pagar menos impostos e ter menos obrigações perante o Governo. É aquela verdade: um bom planejamento sai mais barato do que uma atuação para consertar o problema.

5. Melhor marketing para a empresa

Por fim, um dos principais benefícios da consultoria jurídica para empresas é receber um marketing positivo com base nesse contexto. Afinal, toda vez que um negócio quebra, e o acontecimento é divulgado em jornais ou passa a ser conhecido pelo público, aquela empresa sofre uma perda de clientes e precisa fazer ações para reverter o marketing negativo.

É claro que há uma gradação nessa situação. Uma empresa com infrações sérias, sofrerá danos sérios. Já uma empresa com infrações leves, sofrerá danos mais leves. Por isso, é importante evitar todos os tipos de danos, especialmente os maiores, para que não seja necessário realizar campanhas publicitárias a fim de resolver o problema.

Agora que você conhece quais são os principais benefícios da consultoria jurídica para empresas, já pode começar a procurar por um profissional ou escritório especializado no assunto. Assim, ficará mais fácil usufruir dessas vantagens e estimular a sua empresa a crescer do jeito certo.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o com seus sócios para que eles também saibam das vantagens de uma consultoria jurídica!


Postagem Anterior Próxima Postagem