tendências do mercado jurídico

3 tendências do mercado jurídico para ficar de olho

Se você planeja ser advogado no futuro, existem muitas coisas que precisa começar a saber desde já. Por exemplo, que 40% de todos os estudantes que tentam fazer o Exame da OAB são reprovados. Além disso, é importante entender que existem várias tendências do mercado jurídico para ficar de olho e que elas podem moldar a sua carreira de maneiras que você nem imagina.

Pense, por exemplo, no Direito Trabalhista. Há alguns anos, era uma das subáreas mais seguras e com mais demanda do Direito no Brasil. No entanto, com a Reforma Trabalhista, a demanda por casos do tipo caiu consideravelmente e os advogados da área precisaram se reinventar para poder se manter no mercado com destaque. É o mesmo com várias outras subáreas do Direito, inclusive aquelas que dependem de tecnologias recém-criadas.

Por isso, é importante conhecer as tendências do mercado jurídico para ficar de olho e saber como elas podem moldar a sua carreira daqui para frente. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

1. Inteligência artificial é uma das tendências do mercado jurídico para ficar de olho

Uma das principais ferramentas do mercado jurídico para os próximos anos é a Inteligência Artificial. Atualmente, ela é um recurso interessante em software para advogados, ajudando com a revisão de contratos, captura de dados online e outras funções que podem ser facilmente automatizadas.

No entanto, com o desenvolvimento de redes neurais mais complexas, a Inteligência Artificial assumirá um papel ainda mais importante na advocacia. A ideia é gerar um Direito que seja mais justo e eficiente para todos.

2. Blockchain é uma tecnologia que vai revolucionar muitas áreas, inclusive o Direito

Você provavelmente já ouviu falar no termo Blockchain ligado ao uso de criptomoedas, especialmente à Bitcoin. No entanto, essa tecnologia é muito mais ampla do que essa única aplicação e pode ser usada em muitas áreas, inclusive no Direito.

Basicamente, o Blockchain é uma tecnologia que pode ser explicada como se fosse um livro de registros que todo mundo possui uma cópia atualizada em tempo real. Assim, é impossível fraudar o registro pois seria necessário fraudar todos os livros.

É por isso que a Bitcoin é considerada uma moeda segura, pois a quantidade de moedas e todas as transações são registradas nesses livros. Seria necessário fraudar todos os usuários (milhões e milhões) para poder fraudar o sistema.

No Brasil, já se estuda o uso de Blockchain para muitas áreas. Uma delas poderia ser o Direito Eleitoral, já que a tecnologia garantiria mais segurança nas votações.

3. A Lei Geral de Proteção de Dados é uma das principais novidades do mercado

Uma das leis mais polêmicas dos últimos anos foi a Lei Geral de Proteção de Dados. Depois de vários atrasos, ela finalmente foi colocada em vigor e deverá impactar o dia a dia das empresas nos próximos anos.

Não só porque as empresas precisam se adaptar a ela, mas também porque o uso de Big Data só tende a crescer nos próximos anos. Ou seja: a LGPD se tornará mais e mais relevante. O advogado que se especializar na área terá um caminho amplo para crescer nos próximos tempos.

Essas são 3 tendências do mercado jurídico para ficar de olho já em 2021. Se você é um iniciante na área, é importante conhecer esses recursos para poder se adaptar e se especializar neles. Afinal, se você conseguir surfar a onda certa aqui, terá um futuro muito promissor e brilhante para a sua carreira.

E aí, o que achou da nossa seleção de tendências? Comente abaixo dizendo qual delas é a mais interessante na sua opinião!