As carreiras jurídicas consideram algumas áreas específicas. O advogado geralmente é um profissional liberal. Ele pratica a profissão individualmente ou como parceiro, e também pode ser um associado liberal de um advogado ou de um escritório de advocacia (um modo de prática dominante). Os trabalhadores assalariados são uma minoria muito pequena na profissão.
 Carreiras jurídicas

Para evoluir num setor altamente competitivo, o advogado tem todos os interesses na especialização: empresarial, fiscal, social, direito trabalhista, direito relacionado com as novas tecnologias (Internet, TIC: tecnologias de informação e comunicação) ou o meio ambiente, dentre outras.
 

Quais são as principais carreiras jurídicas públicas e suas vantagens?


Em relação às carreiras jurídicas públicas, em que há a exigência e a aprovação em um Concurso Público, são cargos permanentes. Dentre as possibilidades, estão as áreas da Defensoria Pública, Juiz de Direito, Advocacia Pública e Procuradoria do Estado.
 
Para ingressar em uma das carreiras, em questão, e ter a aprovação no concurso público, o profissional precisa de preparação. São diversos os conhecimentos tidos como critérios exigidos nas provas de quaisquer áreas mencionadas.
 

Advocacia Pública


É a representação dos interesses da União, Estados e Municípios, de modo a zelar por todo o caráter legal de suas ações.
 

Promotoria de Justiça


Este profissional tem seu ambiente de trabalho no Ministério Público, que é um órgão dos governos estadual ou federal, responsável pela defesa dos interesses de toda uma sociedade.
 
Tratando-se da promotoria de Justiça, o intuito do profissional é zelar pela manutenção da ordem pública. Esta carreira jurídica prevê ações penais, a investigação e apuração de responsabilidades, bem como fiscalização de que as leis e Constituição sejam cumpridas.
 

Defensoria Pública


Essa é a assistência de caráter jurídico integral a quem a necessite. A área defende cidadãos sem a possibilidade de pagar as despesas que um processo jurídico dispõe.
 

Juiz de Direito (Magistratura)


Trata-se da área em que o profissional detém as tomadas de decisões em disputa entre jurídicos e físicos, juntamente ao poder público, considerando o ato de preservar os direitos da constituição civil, realizando a aplicação das normas que correspondem ao fato em que originou o processo. O profissional pode atuar como juiz do Estado ou da federação.
 

Procuradoria do Estado


O profissional que trabalha na Procuradoria-Geral dos Estados (PGE) realiza a defesa dos interesses do governo. O procurador do Estado é capaz de, por exemplo, ter autoria em um ato de despejo de quem esteja ocupando um prédio público, ou, ainda, em oposição à empresa que não efetua o pagamento de impostos.
 

Características da profissão de advogado


Ser advogado é carregar a caneta e a voz de homens e mulheres. Ser advogado significa apoiá-los, tranquilizá-los e defendê-los quando confrontados com a instituição judiciária. As pessoas estão no centro da profissão, seja ela um proprietário de um simples estabelecimento ou um ricaço dono de uma rede de supermercados.

Em nossa sociedade, estamos cada vez mais em busca de sentido. As notícias que afloram sobre os licenciados das Grandes Écoles que optam finalmente pelo exercício da profissão manual ou pelo desenvolvimento da economia social e solidária o testemunham. A profissão de advogado é precisamente muito concreta. O trabalho prestado tem impacto direto na vida dos litigantes.

Você pode optar por desenvolver sua área de especialização em uma especialidade de nicho, como lesões corporais, ou até mesmo se dedicar ao direito da família. Você pode viver pela emoção de advogar ou optar por nunca litigar atuando em uma empresa que apenas fornece aconselhamento. Que outra profissão permite tanta liberdade?
 

Um campo de infinitas possibilidades


A profissão de advogado é composta por diversas especialidades, dentro da qual todos podem encontrar desenvolvimento profissional e desenvolver-se na área que lhes interessa.

Assim e de acordo com afinidades e interesses, todos têm a oportunidade de se especializar nas múltiplas áreas em que os nossos serviços são solicitados: direito penal, direito empresarial, direito desportivo, direito sanitário, direito de imprensa, propriedade intelectual etc. As oportunidades de carreira e métodos de prática são quase infinitos!

A profissão de Direito é aquela que o surpreenderá a cada dia. Seja qual for a sua área de especialidade; os arquivos que lhe são confiados têm todas as suas especificidades e requerem um tratamento especial.

O advogado é, de fato, sistematicamente estimulado pelo encontro entre os seus saberes e as especificidades dos processos a que está patrocinando. Cabe, portanto, a ele usar suas capacidades intelectuais para se adaptar e determinar uma estratégia dedicada para cada um de seus arquivos.
 

Uma profissão gratificante


Muito mais do que o interesse pecuniário, bastante relativo se for o caso de acreditar nos numerosos artigos sobre a pauperização da profissão, o advogado tira da sua atividade uma verdadeira recompensa emocional no acompanhamento dos seus clientes.

Uma profissão apaixonada que envolve fortes interações humanas, a ideia de ajudar e apoiar os clientes para protegê-los e fazer valer seus interesses, é consideravelmente extremamente gratificante.
 

Condições de trabalho das carreiras jurídicas


No exercício da profissão liberal, o advogado é o seu próprio patrão. Mas suas atividades diferem de acordo com o tipo de empresa (tamanho, especialização, etc.) e seu local de prática.

O cotidiano de um advogado que trabalha em uma grande empresa de negócios nada tem a ver com o de um advogado de área específica. O primeiro atende casos muito especializados e não pleiteia (ou pouco) no tribunal. O segundo trata de todos os tipos de casos: divórcios, disputas comerciais, infrações de trânsito e afins. Pode ser civil, trabalhista ou criminal.

O ponto alto da vida profissional do advogado é, sem dúvida, a contestação (discurso proferido na audiência) em tribunal. Ele deve ser particularmente convincente, argumentar da forma mais eficaz possível, sem se impressionar com a parte contrária. Isso requer um talento para orador e um forte poder de persuasão.

Além da advocacia, o trabalho diário do advogado ocorre em seu escritório. Lá, ele estuda os arquivos que lhe são confiados e os trâmites, verifica casos de jurisprudência, recebe clientes etc.

Dentre as principais carreiras jurídicas, é importante lembrar que deve-se a elas muito estudo, dedicação, determinação, disciplina e tempo de experiência para chegar a um cargo de sucesso como os mencionados anteriormente!
Postagem Anterior Próxima Postagem