O ano de 2020 foi um grande desafio. Porém, em meio deste caos, surgiram oportunidades incríveis para a área de direito. E o ano de 2021 será um ano cheio de inovações, aprimoramentos, tendências e novos nichos dentro do mercado de trabalho.

Nichos de mercado para advogados

O direito faz parte do dia a dia de muitos brasileiros, e por isso ele é muito importante para a sociedade. Assim, conforme a sociedade vai evoluindo, o direito precisa se adaptar conforme a sociedade para servi-la da melhor forma possível.

Atualmente, passamos por diversas mudanças desde o início da sociedade moderna. E por isso, o direito se torna algo imprescindível para o povo, todo advogado deve se adaptar às mudanças, e sempre estar atento quanto às tendências do mercado.

Abordaremos neste artigo, algumas tendências de nichos interessantes para os advogados.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

As tendências atuais


A pandemia do novo coronavírus acelerou todo o processo de implementação e de adaptação das novas tecnologias, e isso não foi diferente dentro do direito. Já víamos os principais tribunais brasileiros digitalizando todos os seus processos e arquivos, e durante o ano de 2020 todo o setor jurídico foi forçado a levar todas as suas atividades para o mundo online.

Inteligência artificial no direito


Atualmente, já tem softwares que são específicos para o direito, e eles têm grande ajuda para otimizar processos. Como por exemplo, a Astrea, ela é capaz de ler intimações, verificar os prazos e com base nas informações coletadas fazer sugestões, se você ainda não sabe mexer em software, indicamos que você procure por Cursos Online com Certificados, para melhorar a sua compreensão e ter certificado para comprovar o seu entendimento sobre o assunto.

O principal objetivo é que programas possam ajudar os advogados em assuntos de tarefas repetitivas, e no futuro ter ainda mais autonomia dentro dos processos.

O cliente será o ponto mais importante de qualquer negócio


Garantir um excelente atendimento ao cliente vai exigir uma estratégia tão qualificada quanto para prospectar os focos do direito. A internet vem mudando as pessoas que se relacionam com serviços e produtos, e a advocacia não ficou de fora disso.

Todos os usuários podem dar sua opinião clara e pública sobre todas as experiências com o serviço. Com isso, a mentalidade jurídica vai mudar com os conselhos da sociedade.

Hoje é tudo à distância


As vídeoschamadas vieram para ficar. É lógico que muitos encontros serão físicos, mas não será mais a mesma coisa.

As audiências online, escritórios digitais, entre outros, serão sempre uma ótima modalidade de oferecer mais liberdades e autonomia para as pessoas.

As audiências online economizam muito tempo e dinheiro para o governo, além de agilizar todo o processo. E o escritório digital, será o local onde todos os arquivos são hospedados na nuvem e os profissionais poderão trabalhar de qualquer lugar.

Nichos a se considerar para 2021


O primeiro ponto para se pensar sobre os nichos da advocacia é que independentemente da área de direito que você trabalha, o importante é sempre buscar solucionar todas as questões particulares dos clientes daquele nicho.

Direito Trabalhista


Entre as diversas medidas provisórias do governo federal para lidar com a pandemia, vai envolver uma série de mudanças dentro das relações de trabalho no país. Hoje, podemos definir que a suspensão de contrato de trabalho talvez seja a mais falada, pois ela vai render frutos ao direito trabalhista.

Mesmo que a gente não saiba quando será o fim da pandemia, todos os efeitos das legislações e de seus desmembramentos só serão sentidos quando a força de trabalho voltar à atividade realmente, que será presencialmente.

Quando isso acontecer, as empresas e os funcionários terão diversas dúvidas, perguntas sobre os ajustes que devem ser feitos. E aqui entra o advogado trabalhista, que deverá ser especializado, ele deverá saber navegar nesse cenário dando apoio e segurança aos seus clientes.

Esteja sempre preparado para as mudanças


Se o advogado só domina o direito é um profissional muito ultrapassado. Hoje em dia, é necessário aumentar o seu currículo através de Cursos Online, e assim aumentar o seu sucesso. E além disso, sempre busque ter uma postura ativa e empreendedora.

Algo muito importante que deve sempre considerar é que todo o advogado sempre deve estar preparado para encarar todas as mudanças.

Conheça seu público-alvo


Como já mencionamos, o cliente sempre será o foco de qualquer negócio e empresas que estará voltada aos seus clientes, e no direito isso não seria diferente. Com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade, o primeiro passo é sempre conhecer o seu público-alvo.

Sempre tente entender quem você deseja atrair para seu escritório e busque compreender sobre o que os seus clientes pensam, o que buscam e sobre como querem ser tratados. Com isso, vai melhorar as suas estratégias de marketing e também vai nortear seus esforços de atendimento.
 

Posicione-se sempre como um especialista


Procure sempre deixar o seu escritório claramente focado em uma determinada área, que deverá ser a sua especialidade, publique os conteúdos criados, participe dos eventos, procure fazer parceria com outros profissionais de outras áreas.

Busque sempre expandir a sua atuação contratando sempre profissionais de outras áreas que você não tem domínio. Lembre-se sempre de organizar todos seus processos, tenha uma ótima gestão financeira e de tempo para planejar, executar e avaliar os seus projetos.

Depois de ler sobre nichos de mercado para advogados, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem