Abrir e gerir uma empresa é um desafio e tanto. São muitos os entraves legais e questões que devem ser consideradas pelo empreendedor para que seu negócio seja bem-sucedido. Além de ter que se preocupar com questões como finanças, vendas, estratégias de marketing e estoque de caixa, por exemplo, o gestor também precisa lidar com a alta burocracia existente no Brasil. Para auxiliá-los nesta demanda, existe a assessoria jurídica.

Assessoria jurídica

Entender a fundo sobre questões burocráticas, contratuais, trabalhistas e legislativas é uma missão árdua para quem não é da área de Direito. Para tanto, contar com a ajuda de uma assessoria jurídica é uma alternativa que todas as empresas, de todos os tamanhos, deveriam considerar para não enfrentarem problemas no futuro. Neste artigo, serão explanadas as principais vantagens desse serviço e como ele funciona.

Por que a minha empresa deve contratar uma assessoria jurídica?


Muitas pessoas pensam, erroneamente, que apenas grandes empresas precisam contar com o apoio de uma assessoria jurídica. No Brasil, a papelada, a burocracia e questões tributárias e contratuais são realidade para qualquer negócio, independentemente de seu tamanho.

Apenas um erro, um engano ou uma má interpretação podem ser responsáveis por problemas que comprometem até mesmo a saúde financeira de uma empresa. A assessoria jurídica age de maneira preventiva. O profissional do Direito, dentro de uma instituição, é responsável por:

  • Auxiliar no Compilance;
  • Orientar gestores e esclarecer as dúvidas existentes;
  • Redigir contratos, com todas as suas especificidades;
  • Elaborar propostas de soluções para problemas;
  • Ajudar no entendimento de questões trabalhistas;
  • Orientar na questão do direito dos consumidores;
  • Auxiliar em toda a questão do direito tributário, para que nada fique desregularizado.

Benefícios da assessoria jurídica


É muito importante ter um advogado, ainda que não seja necessário utilizar seus serviços. Por exemplo, muitas empresas acabam enfrentando problemas que não estavam previstos, como sofrer um processo por parte de um antigo colaborador ou de um cliente que se sinta lesado por algum motivo.

De todo modo, a assessoria jurídica é, primeiro, preventiva neste sentido. Quando se fica frente a frente com um imbróglio judicial neste sentido, é importante ter ao seu lado um advogado experiente e de confiança, que conheça os processos internos da sua organização.

Outra das vantagens da atuação preventiva de advogados na sua empresa é garantir uma economia considerável de custos e recursos. Não adianta nadar contra a corrente: por mais prevenida e organizada que seja a gestão da sua instituição, nunca se sabe quando pode nascer um grande problema a partir de um detalhe.

Com a assessoria jurídica presente na empresa, é possível impedir que erros ou falhas se tornem uma bola de neve que acarrete prejuízos incalculáveis ao seu negócio. Além disso, a atuação preventiva serve para que os advogados percebam possíveis problemas e pontos de melhoria, atuando inclusive em propostas de soluções e novas estratégias.

O trabalho da assessoria jurídica vem mudando a realidade de muitas empresas. Se você deseja proteger e, ao mesmo tempo, impulsionar o seu negócio, procure um escritório especializado.
Postagem Anterior Próxima Postagem