Você conhece a diferença entre assessoria jurídica e consultoria jurídica? É fato que, para pessoas de fora do meio advocatício, entender as diferenças entre os termos técnicos, pode parecer uma tarefa um pouco complicada. De olho nisso, este artigo vai esclarecer as principais diferenças entre o assessor e o consultor.

Assessoria jurídica e consultoria jurídica

No campo da assessoria jurídica, o profissional atua efetivamente na execução de planejamentos e elaborando soluções para problemas, na prática. O desenho da estratégia desses planejamentos é responsabilidade do consultor jurídico. Abaixo, confira maiores detalhes sobre esses tipos de trabalhos que podem trazer muitos resultados positivos para a sua empresa.

Como funciona a assessoria jurídica, na prática?


Em primeiro lugar, é preciso entender como a assessoria jurídica funciona. Esse tipo de serviço oferece um auxílio técnico padronizado e especializado para as empresas. O advogado, neste caso, trabalha na parte operacional, indo desde a elaboração até a execução de projetos.

A assessoria jurídica é responsável por identificar problemas e também em sugerir soluções e acompanhar a implementação de soluções. Esse profissional também é o encarregado de:

  • Realizar ações e orientações preventivas para se evitar problemas judiciais;
  • Compilance;
  • Redigir contratos de maneira personalizada e dentro das normas específicas da legislação;
  • Representar judicialmente a empresa tanto em ações movidas quanto recebidas;
  • Proteção da reputação da empresa;
  • Redução de riscos jurídicos nas áreas de interesse da instituição.

Como funciona a consultoria jurídica?


Já com relação à consultoria jurídica, esta representa um serviço com o objetivo de aconselhar o contratante sobre as práticas que podem ser aplicadas de modo a identificar e resolver problemas. Esta orientação também pode agir no sentido de melhorar processos operacionais da instituição.

Embora possa averiguar todas as questões das atividades da empresa, o consultor jurídico tem como função apenas mostrar o caminho e sugerir as melhorias. Em outras palavras, esse especialista não atua de forma prática nas tarefas da organização.

A atuação da consultoria jurídica tem foco em realizar análises e elaborar pareceres, palestras, treinamentos e demais eventos teóricos. Os ganhos na empresa, neste sentido, são muitos.

Dentre os quais, pode-se destacar a maior aquisição de conhecimentos técnicos para o negócio e a promoção da implementação de mudanças para atingir determinados objetivos. Além disso, outros benefícios são o aperfeiçoamento do desempenho da empresa, maior suporte nas tomadas de decisão com base em informações relevantes, identificação de problemas e sugestões de solução e orientação de medidas com foco em resultados.

Dado o exposto, você pôde perceber como tanto a assessoria jurídica quanto a consultoria jurídica trazem muitos benefícios para qualquer organização, de qualquer tamanho. O foco pode ser no crescimento, na resolução de problemas, no aprimoramento de técnicas profissionais, a orientação jurídica e a prevenção a problemas.

Seja qual for o seu objetivo, considere contratar os serviços de uma consultoria ou assessoria jurídica especializada. Os frutos que o seu negócio colherá com essa decisão serão muito importantes.
Postagem Anterior Próxima Postagem