As trocas de carreira são desafiadoras, mas existem algumas maneiras de tornar esse processo mais simples. Leia este artigo e descubra como. Aproveite!

Trocar de carreira

O desejo de transformação profissional pode nascer por vários motivos - talvez você esteja cansado (a) da competitividade do seu mercado atual de trabalho ou passando por uma instabilidade financeira no seu ramo. Ou ainda, pode ser que queira mudar de cidade e tenha surgido uma oportunidade em outra área.

Pode ser também que você não esteja feliz com a sua atual função e, além disso, a empresa em que você trabalha não te valoriza e nem dispõe de estratégias e soluções focada nos colaboradores, como endomarketing por exemplo, e então não vale a pena você continuar onde está.

De qualquer modo, não importa o motivo. Se você quer mudar de carreira saiba que isso não é impossível, mas, é essencial levar em consideração algumas observações importantes que apresentaremos aqui. Boa leitura!

Quando mudar de carreira?


Como já dito antes, são muitos os motivos que podem fazer uma pessoa querer realizar uma mudança profissional e, qualquer tipo de pessoa está sujeita a isso. Claro, isso dará medo, mas também é importante saber quando a sua carreira atual está estagnada.

Para isso, alguns sinais são bem claros em demonstrar a necessidade de uma mudança de carreira, conheça alguns deles:

  • Desânimo constante - sentir prazer na rotina de trabalho não é para todo mundo. E é normal que você não solte fogos de artifícios por acordar às 5hrs da manhã para trabalhar, sabendo que chegará novamente em casa somente às 19hrs da noite. Mas quando o desânimo e a falta de interesse pelo trabalho se tornam mais fortes que a vontade de acordar, todos os dias, e se tudo relacionado ao seu trabalho passa a te entristecer, talvez seja hora de fazer alguns questionamentos sobre continuar nessa carreira.
  • Desvalorização - se depois de anos de dedicação e trabalho você não obteve nenhum retorno favorável, talvez essa carreira não reserve muito para você. Sabe aquela frase “amor não enche barriga”, pois ela não serve somente para relacionamentos amorosos. Se você sente prazer no que faz mas não prospera, talvez seja hora de fazer disso um hobby e procurar algo que possa te proporcionar uma situação financeira mais tranquila.
  • Necessidades financeiras - às vezes o “momento ideal” de mudar de carreira não existe, porque alguns fatores não dependem só da nossa vontade, mas sim de eventos externos. Pode acontecer de uma renda adicional ser necessária - um filho que entrou para faculdade, alguém da família que precisa de um tratamento médico - são situações que muitas vezes exigem uma mudança profissional, seja de empresa, um cargo melhor, que visa suprir essas novas necessidades.
  • Avanço tecnológico - você pode até gostar do que faz e ganhar bem e, ainda assim, reconhecer a necessidade de mudar de cargo por medo de que sua função acabe desaparecendo por causa dos avanços tecnológicos. Pensando nisso, muitos dos novos profissionais escolhem suas carreiras com base em pesquisas sobre o que será ou não essencial no futuro. Se você chegou a conclusão de que o que você faz hoje será obsoleto daqui a alguns anos, é hora de pensar em outras alternativas.

Como mudar de carreira?


Mudar de emprego não é fácil, mas fazer uma transição de carreira é ainda mais complexo, pois isso não se resume em buscar novas oportunidades em outra empresa, mas sim em traçar todo um novo caminho profissional.

Anteriormente falamos um pouco sobre quando mudar de carreira. Agora vamos falar um sobre como fazer isso através de algumas medidas essenciais que devem ser tomadas diante dessa decisão:

Faça uma autoanálise


Isso pode ser feito por você sozinho (a) ou com a ajuda de algum profissional. Mas é importante que esse processo identifique seus pontos fortes e fracos; suas competências e o que você pode desenvolver e aperfeiçoar mais; quais são suas habilidades, características únicas e tudo mais que for importante para construir uma nova identidade profissional.

Para complementar, procure responder perguntas como: o que faz você feliz? Descubra o que te motiva, isso ajudará você a dar o primeiro passo.
 

Faça um planejamento financeiro


Começar do zero pode acarretar em algumas perdas financeiras e você precisa estar preparado para isso. Uma reserva de emergência vai ajudar muito enquanto você se recoloca no mercado de trabalho ou investe em um negócio próprio.

Para que você tenha uma mudança de sucesso, ter esses recursos disponíveis é de extrema importância para que dívidas não precisem ser adquiridas.

Por isso não faça essa mudança sem antes ter um planejamento financeiro completo, que possa ajudar você a se preparar da melhor maneira possível para essa nova fase profissional.

Se qualifique


A qualificação é fundamental na preparação de uma pessoa que quer se inserir em uma carreira nova. Se o terreno de trabalho é diferente, a experiência geralmente não é suficiente e, somente através de especializações você poderá se tornar um profissional melhor e mais competitivo na sua nova área de atuação.

Invista em estudos, busque informações, acompanhe perfis na internet que produzam conteúdo para sua pretendida área de atuação. É preciso investir, mas, existe a disposição de todos muito material gratuito na internet, basta pesquisar.

Busque apoio


Deixe claro para a sua família e o seu círculo de amigos que você está em um processo de transição de carreira e nessa fase toda ajuda é bem vinda.

Além disso, fortaleça sua rede de contatos dentro do mercado de trabalho em que você está entrando. Se inteire sobre tudo que acontece, conheça os nomes importantes do seu novo ramo e saiba identificar quem pode somar em sua nova carreira.

Não se limite a sua rede de contatos já existentes, procure novas pessoas para conversar sobre as suas ideias.

Confie em si mesmo (a)


Às vezes, a decisão de mudar de carreira pode não parecer muito racional ou lógica e, ainda assim, ser uma forte certeza em sua vida.

Já é sabido que o ideal é ter cautela e seguir todas as dicas citadas até aqui, pois algumas transformações podem afetar todos à nossa volta e as responsabilidades que temos é o que ditará o momento ideal para uma mudança de carreira.

No entanto, se você pode seguir livremente sua intuição, se lhe é dada a oportunidade de trilhar um novo caminho profissional, confie em si mesmo (a).

Não procure respostas imediatas ou sucesso repentino, saiba que leva tempo para descobrir o porquê das coisas, então, simplesmente acredite nos seus instintos e saiba que essa mudança é sim possível de ser concretizada.
Postagem Anterior Próxima Postagem